segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fones Gamers


Você que gosta de jogar e não quer incomodar ou quer ouvir todos os sons dos jogos e passos dos inimigos com todos os detalhes possíveis, até para levar alguma "vantagem" em jogos competitivos, sempre se pergunta qual o melhor fone de ouvido para essa finalidade.

O usuário Mad Lust Envy do fórum head-fi fez um ranking onde, na opinião dele, lista os melhores fones para essa finalidade, dando algumas principais característica. Aqui vou colocar a lista e traduzir alguns trechos dos fones mais conhecidos.

Mais competitivos:
1º - AKG K701
2º - AKG Q701
3º - Sennheiser HD598
4º - Sennheiser PC360
5º - Audio Technica AD700
6º - Ultrasone Pro 2900
7º - Beyer DT990 Premium
8º - Denon 7000
9º - Hifiman HE-400

Mais divertidos:
1º - Denon 7000
2º - Beyer DT990 Premium
3º - Ultrasone Pro 900
4º - Hifiman HE-400
5º - Beyer DT990 Pro
6º - Hifiman HE-4
7º - Creative Aurvana Live
8º - Beyer DT770 Pro 80
9º - Beyer DT880
10º - Ultrasone Pro 2900

Para qualquer uso:
1º - Denon D7000
2º - Hifiman HE-400
3º - AKG Q701
4º - Beyer DT990 Premium
5º - Hifiman HE-4
6º - Ultrasone Pro 900
7º - Ultrasone Pro 2900
8º - Beyer DT880
9º - Sennheiser PC360
10º - Creative Aurvana Live
11º - Koss KSC35
12º - Koss KSC75

Sobre os fones um resumo dos mais famosos e dos 5 melhores gamers.



AKQ K701A primeira vez que eu o usei(Modern Warfare 2) fiz dois 25-0 em jogo livre para todos. Quero dizer, OMG! O K701 foi como o uso de um óculos de visão de raio-x para os meus ouvidos. Profundidade, largura, imagem latente, recuperação de detalhes... ele tinha tudo. Ele para mim é a visão do perfeito fone de ouvido (com Dolby Headphone).
Eu ainda colocaria o posicionamento global atrás do DT770 Pro 80 e AD700 mas é a par com o HD598. Podemos colocar como ele sendo um 9,9 em vez de um 10 (que é o que os 770s e AD700s são para mim nesse quesito). Os dois não se comparam em nada com a clareza e detalhes que o K701 tem. O baixo é leve mas o suficiente, ele simplesmente funciona. Você quer ouvir a minha escolha para um som divino para jogos quando em se tratando de fones de ouvido? O K70x é isso.
Agora se eles são fáceis de empurrar, acredite ou não, o Mixamp faz um bom trabalho dirigindo o K70x, desde que você não utilize um chat de voz qualquer.  Confie em mim, o Mixamp é suficiente para o K701 se de novo, você não adicionar chat de voz. Se você fizer isso, você vai precisar anexar um amplificador ao Mixamp.
Muita gente tem problema com relação a tiara dele. Eu não vou mentir, eles levam tempo para se acostumar. No entanto, uma vez que você se acostuma o suficiente sua cabeça vai ficar insensíveis por essa sensação de desconforto em particular, achando-o extremamente confortável. Minha única reclamação agora é que eu gostaria que a tiara se estendesse um pouco mais. 

AKG Q701: Bem semelhante ao K701.

Sennheiser HD598: Vocês todos sabem como o HD595 era um favorito consistente entre os jogadores, especialmente aqueles que usam amplificadores com sistema de surround como o Mixamp. Minha opinião? O hype é bem justificado, pelo menos quando se trata do HD598. Ele é incrivelmente bem equilibrado. Baixo neutros, médios ricos, e os agudos energéticos (que não incomodam) se traduz em um fone de ouvido muito promissor para gaming. E eu estou feliz de informar que é absolutamente fenomenal para jogos. Ele juntamente com o AD700 e K701 ficam no topo quando se trata de meus fones de ouvido para jogos hardcore. Soundstage? Confere. Precisão posicional? Se verifica. Recuperação de detalhes? Checado. Está faltando nada para essas necessidades. O baixo pode ser um pouco recuados para aqueles que querem alguma imersão em seus jogos não-competitivos no entanto.
Sobre o conforto depende. As almofadas são enormes e dar aos ouvidos muito espaço para respirar. Meu problema é principalmente com a tiara. Sennheiser apenas parece se preocupar com a beleza. Como o PC360, a única maneira que eu conseguir foi estendê-lo ao máximo para deixá-lo mais confortável.


Sennheiser PC360: Sério, se você quer um headset (fone com microfone embutido), este é um difícil de ser superado. Facilmente o melhor fone de ouvido que ouvi com uma qualidade de som que não faz audiófilos estremecer.
Claridade? Confere. Ele fica atrás de fones de ouvido como o AD700, K70x, Q701, e HD598 mas na hora do jogo não se sente tanta falta. Posso dizer que ele poderia ser mais claro como um todo em comparação com fones de ouvido em sua faixa de preço, mas como headset ele esta bem a frente.
Neutralidade? Confere. Não há nenhuma parte do espectro de áudio que eu senti enfatizado sobre o resto. Bem equilibrado, isso é tudo que posso dizer. Agudos é nem muito escuro, nem muito brilhante. Ele é bem neutro, fantástico!
Soundstage? Ficando para trás dos monstros que são o K70x e AD700, mas é, de fato bem consistente. Eu diria que tem um soundstage melhor que o DT990. Fantasticamente grande senso de espaço e leveza.
Referências direcionais? Confere. O que posso dizer? Isto pode realmente ser tão bom como o melhor quando se trata de direcionalidade global. Confie em mim quando eu digo que eu poderia facilmente dizer onde os sons estavam vindo dos jogos que estava a testar.
Fácil discernir entre frente e trás? Confere. Talvez a principal deficiência do Dolby Headphone, mas para os jogos que tratam desse aspecto bem o o PC360 faz um excelente trabalho.
Se você estiver no mercado a procura de um headset com fio, este deve ser sua principal prioridade. Se você está à procura de clareza, o PC360 faz um trabalho fantástico.
Conforto é quase idêntico ao HD598. As almofadas são maravilhosas e grande o suficiente para os seus ouvidos, mas a tiara pode ser um incômodo. Estendê-las ao máximo pode ser necessário para deixá-lo mais confortável.


Audio-Techinca AD700: Espetacular para jogos FPS com grande detalhe nos médios e agudos energéticos. Soundstage é o maior de qualquer fone de ouvido que ouvi no modo Dolby Headphone (incluindo o K701), tudo soa tão cristalino e brilhante. Precisão direcional é apenas fantástico (perdendo apenas para o DT770 80 Pro na minha opinião). Se você quer um fone de ouvido que fará você assassinar tudo em jogos FPS o AD700s é sua escolha. Os graves não é seu ponto forte, assim para jogos não competitivos pode não impressionar.  Os agudos, dependendo da sensibilidade da pessoa podem ser irritantes. Eles também soam um pouco artificial, portanto, não espere sons precisos e realistas vindo deste fone de ouvido.
Em se tratando de conforto as almofadas são super confortáveis​​, mas a pressão pode ser fraca para algumas pessoas sensíveis a movimentos rápidos além de que os drives podem tocar as orelhas.


Beyer DT990 Premium: Estes são ótimos para os jogos. Provavelmente melhor que para músicapois os agudos não são tão pronunciados quando utilizando Dolby Headphone. Há um maior palco e o impacto dos graves são bem melhores que no DT880, e a recuperação de detalhes está a par, se não melhor, do que o DT880 devido a maior ênfase nos agudos assim como nos médios. Se você quer um som mais divertido do que o DT880 tem para jogos, o DT990 é isso e ele faze isso muito bem. O baixo não é estrondoso, porém mais como nos HT aumentando a imersão. Eles também funcionam muito bem para os jogadores hardcore por aí que querem os micro detalhes em jogos como Call of Duty. A imagem é excelente e o posicionamento global é melhor do que o DT880. O buraco na resposta de frequência entre 5 e 7 não está mais lá, embora ele ainda não é tão bom em julgar sons dianteiros e traseiros como meus outros favoritos. No entanto ele faz isso bem o suficiente para mim que eu alegremente vendi o K701 pois não vi nenhuma necessidade de qualquer coisa própria para o jogo após o DT990. Os agudos vai ser demais para algumas pessoas, mas eu acredito que é mais um problema com o seu uso em estéreo regular. Para jogos, eu não sempre senti que isso é um problema...
O conforto pode ser um sucesso para uns ou fraco para outros. A almofada é praticamente o melhor que eu já senti em QUALQUER fone de ouvido. Eu amo veludo, especialmente os tão suave quanto estes. O DT990 é muito leve e ele vai parecer como travesseiros acariciando o lado de sua cabeça. A parte ruim é que o espaço para os seus ouvidos não é grande e os ouvidos podem ser pressionados.


Beyer DT990 Pro: Este é o suficientemente diferente do "premium" que eu senti que precisava de seu próprio review. A maioria do que eu disse sobre o DT990 Premium é encontrado no DT990 Pro. No entanto há uma grande diferença nos médios baixos. O tipo de baixo que ataca diretamente os seus sentidos. O DT990 Premium não é particularmente forte nesse departamento mas ainda atua como gente grande para um fone aberto. O DT990 Pro, entretanto, tem uma ênfase muito forte em todas as áreas do baixo. O médio baixo bate muito. Na verdade, foi um pouco demais para mim, como eu sou bastante sensível para médios baixo forte, me senti como se um martelo Jack estivesse a bater-me diretamente nos ouvidos. Os bassheads que se desapontarem com o baixo do DT990 Premium eles não precisam olhar muito longe pois o DT990 Pro é um animal diferente nessa categoria. Mas essa é a maior diferença. O som dos DT990s são bem parecidos mas o midbass mais forte ajudou a suavizar um pouco os agudos, então eu senti os agudos menos estridentes. Neste caso ele troca o desconforto dos agudos pelo desconforto do baixo. Ainda assim eu sou um caso especial, por isso eu tenho certeza que a maioria gostaria de receber esse bassa a mais do DT990 Pro. Quanto à colocação virtual de surround, ele é quase tão bom quanto o DT770 Pro 80. Ele faz um trabalho incrível, ainda mais que o DT990 Premium a este respeito. É por isso que tenho que avaliá-lo bem quanto a diversão. Ele é incrivelmente envolvente. Se você pode lidar com um midbass agressivo (não inchado ou sufocando, mas ... muito forte), o DT990 Pro é um dos melhores valores em fones de ouvido.
O conforto é diferente dos modelos Premium. Ele aperta um pouco mais, e para mim, é realmente mais confortável devido ao grampo tornando-as mais seguras. Ao todo, eles compartilham os mesmos prós e contras dos Beyers premium.


Koss KSC75: A maioria de vocês já sabe que ele é um excelente custoXbenefício, e eu estou mais do que feliz em dizer que ele também é um ótimo fone de ouvido para jogos. Direcionalidade é preciso, detalhe é fantástico para o seu preço e os agudos são brilhantes e cheios de energia. O baixo também não é desleixo, supondo que você está em um ambiente sem muito barulho externo. O KSC75 é muito exigente sobre o que está ao seu redor, por isso quanto mais silencioso o lugar que você está melhor.
Se você quer jogar com um orçamento apertado este fone é sua primeira escolha. Eu gosto de usá-lo quando eu quero relaxar e deitar, sem me preocupar com deslizamentos ou  com o fone fora de posição. Eu os amo muito. Você não pode tirar o meu sem que coloque outro em seu lugar. Você ganha muito desempenho pelo preço, todos deveriam ter um.


ATH M50: O bass do M50 é enfatizada mas não muito. É bem equilibrado,favorecendo o bass frente aos médios. O bass pode ir muito baixo, e tem uma boa batida sem que seja boomy. Bassheads não irá apreciar a quantidade, no entanto, os M50 pode lidar com graves profundos como um campeão.
Os médios são ligeiramente recuados devido ao baixo e agudos com mais destaques. No entanto os médios não são tão rebaixados e está bem de acordo com o resto do som.
Os agudos são enfatizados, enérgicos e brilhantes. Eles podem ficar duro mas não é nada muito preocupante em comparação com outros fones de ouvido da lista. Os agudos do M50 dá-lhe um som nítido no geral.
O M50 é o mais confortável fone de ouvido que usa pleather que eu já possuí.
Quanto ao isolamento o M50 faz um excelente trabalhando tanto para manter o som quanto para evitar sons externos.
O M50 não se da muito bem com o Dolby Headphone. Seu problema é seu soundstage, do qual é um som congestionado e não te da um espaço virtual grande o suficiente para deixar o Dolby Headphone trabalhar. Eu sinto que até o RE0(IEMS) faz melhor. Eu diria que se você quer um fone de ouvido bom para jogos estéreo simples (Vita, DS, etc) o M50 vai ficar bem. Só não leve ele a sério para console/jogos PC.


Denon 7000: Normalmente eu não estaria recomendando que você gaste nem preço disso  no D7000 para as necessidades de jogos, mas já aconteceu de eu possuí-los e vou em frente e farei o review (lembrando que o D2000 lembra o D7000). Isto pode ou não ser uma surpresa mas ele é monstro absoluto em jogos. Apesar de ser fechado há um palco ridiculamente grande, com bastante profundidade e largura. Identificar sons direcionais em torno de você é um moleza. Detalhe é tudo em que você pode se concentrar. Se acontecer de você possuir o D7000 e algo como o Dolby Headphone, você não precisa olhar mais para suas necessidades de jogos. O baixo é tão magnificamente presente sem se espalhando sobre o resto das frequências. Os médios são ricos embora, obviamente, dando um passo para trás pelos agudos e baixos mais presente. Os agudos são brilhantes mas nem de longe igual a ênfase do DT990. Eles também são ótimos para jogos hardcore, mas com toda a honestidade, o baixo é tão bom que você vai encontrar-se prestando atenção a isso quando você deveria estar pegando os detalhes mais finos, e por isso que eu ainda escolheria algo mais rápido e com menos graves como o AD700, K701, HD598, e até mesmo o DT990 para jogos hardcore. Ainda assim ele pode fazer tudo.
O D7000 é muito confortável. As almofadas são macias, luxuosas, e o fone de ouvido se sente bem na cabeça. Descontando a subjetividade quanto a pressao que ele exerce o D7000 é extremamente confortável.


Creative Aurvana Live!: Ah, o que um driver Fostex pode fazer. Este é um sério fone de ouvido que funciona muito bem com Dolby Headphone. Para um fone de ouvido fechado o palco é decente. Posicionamento é bom, baixo é excelente mas não exagerado e os agudos são relaxados o suficiente para trazer para fora os médios um pouco mais do que o ATH M50S na minha opinião. Eu vou diretamente compará-lo com o M50. O M50 é mais agressivo com menor palco, enquanto o CAL é mais descontraído com uma melhor sensação de profundidade e largura. Se você está procurando um fone de ouvido fechado de US $ 100 para jogos, considere seriamente a CAL. Eu não teria absolutamente nenhum problema de usá-lo durante as minhas sessões de jogos mais competitivos em CoD4 e MW2, embora, no final, ele é mais quente na assinatura do que eu prefiro.
Quanto ao conforto eu o amo. Para um pleather elas são surpreendentemente confortáveis. Essas almofadas são muito macias e se sente maravilhosamente bem. O desconforto vem da minha aversão pessoal aos não veluds pads, apenas gosto pessoal, devido ao calor/rigidez que ela causa. As almofadas no entanto não são tão profundas e podem causar um problema para aqueles que não gostam de sentir seus ouvidos pressionado contra o driver. Ele pode não ser grande o suficiente para aqueles com orelhas grandes, de modo que pode se sentir como um on-ear em vez de over-the-ear.


Philips SHP2500: Muito confortável, e tem um surpreendente decente soundstage para jogos. Nada mal para jogos com o Dolby Headphone. Não supera o KSC75, mas se você precisa de isolamento quando estiver jogando pela menor quantidade de dinheiro esta é uma ótima escolha.
Ele é bastante confortável​, a única questão que, mesmo com o seu pad de veludo, ele fica bastante quente devido a uma vedação muito boa. Sem ar escapando = abundância de suor.


Sennheiser HD201: Outro fone mais em conta. Assinatura bastante equilibrada. Fone de ouvido fechado com uma sensação de profundidade e largura. Não é muito excitante, mas pelo preço ele é uma alternativa muito boa para o SHP2500 Philips quando se trata de custo X benefício em fones fechados. Ainda digo que o SHP250 se saia um pouco melhor com Dolby Headphone e é mais confortável. Ainda assim se o conforto não é uma prioridade ele é muito muito bom pelo preço.
Ele não é muito confortável. O pleather é barato e de plástico, e o arco causa desconforto muito rapidamente. Como pressão ruim para a cabeça mas não é tão ruim quanto o HD280 Pro.



Turtle Beach PX21: Ei, você gosta de chiado no seu som? Sim? Então o PX21 é perfeito para você. Há um chiado audível devido ao seu amplificador. Sim, se você ligar ele até ooutro amp você estará recebendo um chiado amplificado. Se você conseguir ouvir sobre o chiado o som é realmente muito nítido e detalhado. Eu realmente gosto do som que tem, descontando o chiado. No entanto, devido ao chiado, eu não vou mais longe para tentar remotamente entrar em detalhes. E sim, esta é uma questão inata com todos PX21. O amplificador de linha é o problema.
Tudo isso me diz que você não deve utilizando fones com amplificadores embutidos, principalmente se você já possuir outro amplificador.


Tritton AX Pro: Este é o meu primeiro e último fone de ouvido 5.1. Este é o pior maldito fone de ouvido que eu já ouvi. Eu não podia acreditar que custa US $189... Eu estava irritado. A qualidade do som era absolutamente medíocre, mais parecido com fones de $30 (KSC75 excluído). Agora, para a o principal motivo que alguém iria pegar esse lixo: Os altofalantes 5.1. Havia uma diferença notável entre os drivers quando um som passava de um driver para o outro. Claro, você pode dizer de onde os sons estão vindo se você prestar atenção em qual driver está saindo ruído, mas eu prefiro muito mais o que o dolby headphone tem a oferecer. Quem pensa que isso é melhor para o posicionamento do que  um par de AD700, DT770 80 Pro e K70x com Dolby Headphone é alguém que eu chamaria de um tremendo mentiroso. Não há absolutamente nenhuma razão para possuir esse fones, a menos que para ver o quanto ele é ruim.
Quanto ao conforto ele esta na média.



Mas... e o microfone?


Tirando o PC360 da sennheiser nenhum desses tem o microfone, ferramenta fundamental para os competidores, ele não pode faltar mas como consegui-lo sem sacrificar a qualidade sonora do fone?
Além dos microfones tradicionais de mesa há uma alternativa mais prática que consiste em adquirir um microfone de lapela que da para colocar tanto no fio como na camisa, como esse da Zalman abaixo.



Fones de marcas gamers


Existem dezenas de fones que se dizem "gamers", alguns até que são bons mas geralmente custam muito mais que outros fones "normais" perdendo o custo benefício.
O principal foco das empresas gamers que investem nesse segmento é utilizar nomes chamativos como "fatality" e "Ear Force Foxtrot" e o apelo do 5.1 e 7.1, que são melhores utilizados em sistemas de home theater, além de caixas chamativas e , por que não dizer, bem mais bonitas.


Para refletir é só imaginar um sistema de home theater ou cinema, onde caixas são posicionadas em lugares estratégicos, frontais com uma certa distância entre elas, a central e surrounds idem junto com o Sub para as frequencias baixas. Agora veja se teria condição de colocar isso em pequeninos espaços nos fones de ouvido. 

Há softwares que fazem esse efeito virtual do surround muito melhor implementado que nesses fones como o Dolby Headphone. Para utiliza esse recurso há placas de som, receivers e aparelhos exclusivamente para essa função como o Astro mixamp.


Quando for escolher seu fone de ouvido para jogar nem sempre quantidade vai lhe trazer qualidade, procure se informar com quem entende, teste os equipamentos se puder e pesquise, são as melhores dicas que posso lhe dar.

Um comentário:

  1. Parabéns tópico nota 10
    reli ele varias vezes excelente tradução
    ótimo trabalho!acompanho sempre seu blog sucesso!
    o/

    ResponderExcluir